sábado, 12 de dezembro de 2015

Montagens e "Montagens"

Há tempos que que observei um erro cometido por diversos fabricantes e customizadores de caniços de praia e também para outras modalidades, mas gostaria de ressaltar os caniços de praia neste tópico.
Customizadores X Montadores de varas
O nome já diz tudo né? Mas avalie bem quem monta as varas pra você, veja se ele sabe lhe explicar algumas coisas básicas como dimensionamento e conceitos.
*A lógica nem sempre é o correto*
Diversas empresas e customizadores pensam na lógica do escalonamento de passadores seguindo a sequência decrescente, mas nem sempre é o correto. Avaliar uma montagem que atenda diversos tipo de molinete é algo que deve ser avaliado com calma.

*Qual montagem usar?*
Uma pergunta que faço sempre aos meus clientes é: "Qual Molinete vai usar neste caniço?", desta forma posso recomendar o passador X ou Y e  montagens A,B,C ou D.
Muitos pensam que o superdimensionamento de passadores é algo do passado, ou achas que a Fuji só fabrica para atender o gosto pessoal de alguns? Não, ele tem sua aplicação específica, aqueles que pescam com linhas mais grossas por gosto ou por necessidade.
E o subdimensionamento dos passadores? Ex, os LC (Low rider) e o Reverse (RV) recém lançado pela Fuji. São aplicados dentro de uma teoria que prega o fim das espirais logo no primeiro e/ou no segundo passador, fazendo com que a linha corra mais reta nos outros passadores e consequentemente melhorando o desempenho.
Caso 1:

Uso um molinete com 66mm de diâmetro qual passador usar?

EX: Daiwa Tournament Basia 45QD
Caso 2:

Uso um molinete com 76mm de diâmetro qual passador usar?

EX:  Shimano Aero Technium MGS 10000XSA

Digo o seguinte, molinetes de diâmetro menor, os LC atendem muito bem já com diâmetro maior é necessário afastar mais o primeiro passador do que o comum para que a espiral diminua no seu desenrolar e fique próxima do diâmetro da espiral.

Analisando os caniços das marcas Daiwa e Shimano posso observar que os caniços para chumbos mais pesados e feitos para usar seus molinetes tem os passadores acompanhando essa realidade. EX: Shimano Spin Power 425XX usam a montagem iniciada com 30 e não com 25 como as Daiwas Sky Caster e outras, justamente porque os diâmetros dos Shimanos são maiores e dos Daiwas menores.

OBS: Carreteis personalizados em alumínio ou teflon tem o diâmetro maior um pouco que os originais.

Passadores X Bitola de linha

Pessoas que utilizam linhas mais grossas que 0.23mm recomendação o KW e Reverse, caso mais finas poderá utilizar o LC (Low Rider).

Pessoas que utilizam linhas acima de 0,35mm recomendação KW iniciando com 30 e finalizando com a ponteira 10.

Linhas acima de 0,35mm iniciando com 40 ou 50 e finalizando com ponteira 16.
Não é que não podem ser utilizados os LC com linhas grossas, é que o desempenho não será satisfatório.

New Guide Concept, Tangle Free

Aí vem a pergunta do curioso mas inteligente, “E o Reverse?”

O Reverse RV veio unir a função de reduzir as espirais do LC New Guide Concept com o Tangle Free dos passadores KW, utilizando uma combinação de RV com KW.

Informações que podem ser melhor analisadas no catálogo Fuji no link:


“O Torzite não é melhor que o Reverse?”

Fizeram-me essa pergunta esses dias. Pensa num cabra que é pescador e gosta de bons equipamentos, ele deve no mínimo pensar um pouco em estudar o material que utiliza. Por causa disso que são passados pra trás por alguns gaiatos que tem por ai.

Respondi desta forma: Torzite não é modelo nem conceito é apenas o tipo do anel que tem suas aplicações melhoradas.

Espero ter deixado de forma clara alguns pensamentos e conceitos, e pense sempre consulte, pesquise e pergunte, pra não gastar seu dinheiro com o que não vai lhe atender e gastar duas vezes.



quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Onde está o peixe? Onde arremessar? Chicotes para pesca de praia.



Vou mostrar nesta parte onde encontrar os peixes e onde arremessar para obter sucesso em suas pescarias, contando a estratégia utilizada em uma pescaria que realizei com alguns amigos.

A Primeira coisa ao chegar na praia e observar, Sentido da maré e as buracas existentes. Note que o local das buracas são fundos e quase sem movimento.
           
          Na foto acima, "buraca" localizada a esquerda. Era inverno e a produtividade cai muito com o frio, o peixe fica guardando forças para apenas atacar quando algo passa a sua frente. Então foi necessário adotar a pescaria de corrida, como costumo chamar. Consiste e arremessar antes da buraca e deixar que o chumbo role até o local desejado. O peixe ataca a isca em movimento.


            Nas fotos abaixo buraca localizada a direita:
 
           


 
           O resultado para uma pescaria de inverno foi bastante satisfatória.





Chicotes para pesca de praia utilizados nesta pescaria

Cada tipo de chicote favorece a captura de determinadas espécies de peixe. Chicotes com pernadas maiores e mais baixas favorecem a captura de peixes que comem ao fundo, como Papa terras, Robalos e outros, com pernadas longas e curtas mais em cima favorecem peixes de meia agua e superfície. Confira alguns exemplos abaixo:






Escolha do Equipamento – Vara de Pesca

Não se baseie nos gostos dos colegas, defina o seu estilo e compre apenas o que realmente se encaixa nele, não por ser novidade ou achar a 10ª maravilha do mundo.

O que devemos analisar ao comprar um caniço?

1 – Se a empresa que está fornecendo é idônea;
2 – Se já existem registros no mercado fornecido por usuários;
3 – Consulte um profissional da área, ele vai avaliar o seu gosto pessoal e lhe indicar o melhor;
4 – Componentes, não abra mão de Passadores e Reel Seat das marcas Fuji, Alps, ou Pacific Bay. Não é frescura é durabilidade.
5 – Caniços híbridos devem receber uma atenção mais especial, uma emenda mal feita vai gerar problemas. Assunto pode ser conferido em
http://campospesca.blogspot.com.br/2015/03/quebra-de-canicos-enxertados.html
6 - Verifique a montagem e disposição dos passadores e reel seat se estão dentro das especificações técnicas do fabricante.

Responda as seguintes perguntas pensando no caniço desejado.

1 – Para qual distância deseja o caniço?
A – Até 50 Metros.
B – Entre 51 e 100 Metros.
C – Entre 100 e 120 Metros.
D – Acima de 120 Metros.

2 – Qual chumbo deseja utilizar?
A – Até 50 gr.
B – Entre 60 e 80 gr.
C – Entre 90 e 120 gr.
D – Acima de 120 gr. EX: 135/140 gr.

3 – Qual bitola de linha pretende utilizar?
A – Até 0,20mm.
B – Entre 0,20mm a 0,25mm.
C – Entre 0,25mm e 0,30mm.
D – Acima de 0,30mm.

4 – Qual o seu estilo de arremesso?
A – Overhead Cast (Machadada).
B – Brighton Cast (Lateral).
C – Off The Ground Cast – OTG.
D – Pendulum Cast (Pendulo). 

5 – Como você se classifica?
A – Arremessa forte, sendo ágil e com força.
B – Arremessa de forma progressiva, carregando o caniço para aproveitar ao máximo dele.
C – Arremessa de forma técnica. Ex: Letras B e C da pergunta de Nº 4.
D – Arremessa de qualquer forma.


Avaliações


Respostas:
1)A
2)A
3)A
4)A ou B
5)B ou C

Avaliação: Você procura um caniço de beirada entre 2.70 a 3.30 metros, de ação rápida, de preferência híbrida ou bastante sensível, para pescar bem na beirada em busca dos peixes que comem no barranco.

Respostas:
1)B
2)B
3)A ou B
4)A ou B
5)B ou C

Avaliação: Procura um caniço entre 3.50 a 4 metros de ação média para rápida capaz de erguer a linha sobre as primeiras ondas a fim de pescar na espuma entre o segundo e terceiro canal. Se na questão 3 você respondeu B, significa que está inseguro quanto a linha ou está a procura de um peixe maior.

Respostas: 
1)C
2)C
3)A ou B
4)A ou B
5)B ou C

Avaliação: Gosta de pescar alternadamente ao fundo e meia agua. Você procura um caniço versátil de 4.20 a 4.50 metros que lhe proporcione sensibilidade a longa distância. Se na questão 3 respondeu C ou D está inseguro quanto a linha e vai perder distância no arremesso e vai sair da direção devido ao arrasto da corrente, diminua a bitola da linha para ganhar desempenho.

Respostas: 
1)D
2)D
3)A ou B
4)A ou B
5)D

Avaliação: Desculpe a expressão, mas dentro dessas características você procura um cabo de vassoura. Não pelas respostas das questões 1, 2, 3, 4, mas pela 5, resposta D. Tente se especializar mais em um tipo de arremesso mesmo que o mais simples, desta forma você vai garantir um melhor resultado, mantendo a integridade da isca durante o arremesso e obtendo mais precisão. Tente abaixar a bitola da linha, terá mais sucesso.

Respostas: 
1)D
2)D
3)A ou B
4)C ou D
5)B

Avaliação: Você não precisa de ajuda, já é técnico o suficiente para escolher sozinho seu caniço, mas tente refazer as perguntas e responder sinceramente, fale a verdade praia mim. Brincadeira pessoal só pra descontrair.

Ação dos caniços
Precisamos entender como um caniço funciona e a ação caniços existentes, antes de decidir o que comprar.
Ação lenta:
São caniços usados em extremos casos para pesca com iscas mais sensíveis ou vivas, onde é necessário um arremesso suave, para que a isca chegue ao fundo o mais preservada possível. Este caniço trabalha desde o cabo até a ponta.

Ação média:
Alguns pescadores preferem estes tipos de caniços, pois não exigem muito esforço para se arremessar, também chamado por alguns de “caniço de ação parabólica”. Trabalham do meio em diante proporcionando um arremesso confortável e sem trancos.

Ação rápida:
Caniço firme e rígido que necessita ser carregado o meio para que a ponta não responda primeiro. Muito usado para arremessos mais longos, onde é necessário empregar força e técnica, atrasando a soltura da linha.

Mas qual ação escolher?
É uma questão de aplicação e gosto pessoal, avalie as condições de pesca do local e a distância em que existe mais atividade dos peixes e consequentemente a produtividade da pescaria também é maior. Normalmente os peixes se alimentam na beirada e meia agua, claro que não é regra, bons exemplares também são capturados a longa distância.
Um ou mais caniços de cada função, sempre são o que devemos levar na tralha, pois, nunca se sabe o que nos aguarda e qual a condição do mar e distância que os peixes estão comendo.
Na hora de comprar, procure caniços que atendam mais de uma função, como um que possa pescar na beirada e na meia agua e outro que possa pescar na meia agua e no fundo.

Caniços:

Infinitas marcas e modelos para diversos gostos, aplicações e situações. Precisamos em primeiro lugar definir três tipos de equipamentos básicos e suas funções, Beirada, Meia Agua e Fundo.

Caniços de Beirada: Caniços de 2.40 a 5 metros com ponta sensível, na maioria dos casos agulhada com carbono maciço ou fibra de nylon.

Caniços de Meia Agua: Caniços de 3,30 a 5 metros com ponta sensível, na maioria dos casos agulhada com carbono maciço ou fibra de nylon.

Caniços de Fundo: Caniços de 4,20 a 5 metros com ação rápida e com capacidade alta de chumbo.
Espero que possa ajudar na compra.

Arremessos para pesca de praia

 Formas e estilos diferenciados, cada pescador tem a sua forma de arremessar e isso deve ser respeitado, mas a eficiência de cada um deles é um fator muito importante para garantir um bom resultado.

Abaixo alguns tipos de arremessos mais comuns.
  
Overhead Cast – Famosa machadada .

Arremesso executado com a vara por cima da cabeça na forma horizontal, com o chumbo no chão ou suspenso, Arremesso que proporciona muita precisão pois permite manter os olhos fixos no ponto onde se quer arremessar, permitindo o pescador acertar os canais da praia com precisão. Arremesso para curtas e médias distâncias, muito utilizado por iniciantes, mas não sabem o valor deste arremesso.
 

Brighton cast – lateral simples.
          
         Arremesso com a vara na posição lateral ao lado do corpo na forma horizontal, trazendo a mesma para 45 graus em sua finalização. Permite atingir grandes distâncias com precisão limitada, mas com treinamento é possível se acertar onde deseja.




Off The Ground Cast (OTG).
Arremesso que necessita de um maior treinamento e um equipamento que aceite chumbos mais pesados, entre 100 até 150 gr, acima disso requer um arremesso mais técnico. Praticado para atingir longas distâncias e requer um certo treinamento pois pode sair lateralmente. Com a vara na posição horizontal e de costas para o local desejado, gire o quadril para movimentar a vara e terminar em 45 graus.



Pendulm Cast. (Pêndulo).

Mais praticado por pescadores do Reino Unido e em competições de Long Cast, posicionado de costas para o local desejado e movimentando a vara para que o chumbo possa balançar e girando o quadril antes de executar a finalização em 45 graus.

Mestres dos arremessos como John Holden, Neil Mackellow, Dave Drocwa e Carry Taroll, são nomes que você pode procurar no you tube e aprender muito com eles.




segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Retirando pequenos arranhões



Com o passar do tempo e com o uso os caniços ganham arranhões que ocorrem no transporte e até mesmo por pequenos descuidos. Hoje você irá aprender como recupera-los e deixar o caniço com cara de novo.
Nota importante:
Este processo repara apenas arranhões superficiais, caso tenha atingido a tinta que fica abaixo do verniz, o arranhão apenas diminuirá, neste caso é necessário um retoque de tinta.
Vamos precisar:
1 – Lixa 1200
2 – Verniz automotivo em Spray. (Não compre verniz acrílico).
3 – Pasta de polir automotiva superfina.
4 – Estopa.


 
Estado do caniço:


Passo – 1:
Lixe o local do arranhão sempre molhando a lixa até que o arranhão desapareça.
OBS: Caso o caniço seja pintado cuidado para não atingir a tinta.

 
Passo – 2:
Aplique o verniz sempre na mesma posição, nunca indo e voltando na aplicação, aplique três demãos com intervalos de uma hora entre elas.


 Passo – 3:
Após 24 horas lixe novamente o local muito levemente, a aparência ficará um pouco fosca. (Sem problemas o próximo passo se encarregará do brilho).

  
Passo – 4:
Aplique a pasta de polir cobrindo a área lixada e ao seu redor. Com a estopa esfregue bem para que o brilho retorne. Faça o polimento pelo menos três vezes.


Resultado: