sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Beach Ledgering

Beach Ledgering

Modalidade de palavra com origem Anglo-Saxônica que em português quer dizer “Pesca de Lançamentos Curtos”

Para nós pescadores “Pesca de Beirada”. Técnica proveniente do Surf Casting que por ter equipamento diferenciado do de longas distâncias acabou se tornando uma modalidade peculiar.

Existem equipamentos específicos para a modalidade e os fabricantes principalmente da Europa os fabricam com este destino e levam o nome no equipamento.

Normalmente são praticadas em praias de tombo que o 1º e 2º canais ficam bem próximos, cerca de 30 a 80 metros no máximo. Na Europa em mares calmos e fundos.

O que usar para a modalidade?

Caniços: Caniços de 2.40 a 5 metros com ponta sensível, na maioria dos casos agulhada com carbono maciço ou fibra de nylon.

Linhas: Entre 2 a 8 libras variando de 0.10 a 0.18 milímetros de monofilamento e 0.04 a 0.10 milímetros para linhas de multifilamento ou nanofilamento.

Arranques: Arranques de monofilamento entre 0.25 a 0.35 milímetros e 0.15  a 0.20 milímetros de multifilamento ou nanofilamento.
Molinetes e Carretilhas: Molinetes com tamanhos correspondentes 500 a 5000, Carretilhas de perfil baixo com tamanhos correspondentes 100 e 200 com capacidade de linha suficiente para uma briga em caso de um peixe grande.
Chicotes e Pernadas: Feitos com linha de monofilamento ou fluorcarbono com bitola de 0.30 a 0.40 milímetros. Pernadas curtas para pesca na rampa dos canais com 30 a 50 centímetros  e mais longas para dar mais mobilidade a isca, cerca de 80 a 1.2 metros. Na Europa usam chicotes com até 4 metros e pernadas extremamente longas com cerca de 3 metros.

Anzóis: De aço fino e super afiados com tamanhos entre 6 a 12, podemos citar alguns modelos como Akitakitsune, Sode, Hansure, Wormer, Yamame, Maruseigo e outros.

Chumbos: Gramagens de 30 a 90 gramas em diversos formatos como, Barata, Melão, Pião, Bola e outros.

Cevadores: Na Europa é comum o uso de pequenos cevadores para atrair o peixe, com formato parecido com o de um tubo de fio dental com pequenos furos preenchidos com camarão ou iscas de aceitação dos peixes do local. Neste caso alguns cevados dispensam o uso de chumbo.

Iscas: Devemos utilizar iscas de acordo com a região, como Corrupto, Camarão, Tatuí, Sarnambi, Minhocas e outras. Devemos pensar que os peixes que ficam a beirada estão procurando o que tem no canal geralmente Tatuís e Corruptos.

Atrativos: São usados atrativos brilhantes como paetês, miçangas coloridas, penugens coloridas e/ou brilhantes, miçangas imitando ovas de peixes.

Sabikis: São utilizados com anzóis correspondentes e com variadas formas como imitação de Camarão, Tatuí e outros.

 















Nenhum comentário:

Postar um comentário