quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Montagem em espiral.

A montagem em espiral somente tem uma aplicação efetiva onde o recolhimento vem de baixo ou seja, na horizontal, em pesca embarcada, bait, costão e etc.

O conceito para o Torqued Flex / Elicoidal / Spiral Rod e outros nomes que se denominam, trata da seguinte situação.

A espinha do caniço memo montado da forma correta, tem a tendência em ir para baixo devido a fonça exercida pelo peixe. Para evitar este problema a montagem é feita convencionalmente a partir do 4º passador. O 1º na posição normal para carretilha e os 2º e 3º fazendo o giro até chegar no alinhamento para baixo como se fosse um caniço para molinete.

Em caniços de praia não vejo a necessidade deste tipo de utilização, pois o recolhimento é na vertical, salvo os caniços de beirada, onde penso eu que tenha uma aplicação eficiente.

Uma boa dica para essa montagem, é quando temos um caniço de beirada e queremos transforma-lo para carretilha, apenas é necessário modificar os 3 primeiros passadores. Claro dentro de uma avaliação.

Outra aplicação eficiente, mas no bait é quando temos um caniço muito mole e/ou libragem muito baixa, onde é necessário muitos passadores para que a montagem fique correta. Em espiral não é necesssário tantos passadores para que a linha não encoste no blank.

Seguem fotos dos caniços de bait que já pontei assim.





Estas fotos achei na internet, de caniços montados desta forma.





Nenhum comentário:

Postar um comentário