sábado, 14 de setembro de 2013

Carretilha - Mudança? Medo? Evolução? Ou apenas ser diferente?



Gostaria de expor essa questão que tanta polêmica causa e que para muitos é um bicho de sete cabeças. Não estou aqui de nenhuma forma diminuindo o molinete nem dizendo que ele é melhor ou pior isto é apenas um relato da minha experiência.
No dia 05 de Novembro de 2011 decidi mudar, mas me recordava das péssimas experiências que tive com carretilhas pescando de bait, era linha que embolava ou estourava e se perdia isca, linha e etc. Então resolvi desfazer do material de bait, mas a carretilha ficou. Uma Ms Brisa 10.000 com linha de multifilamento 30 lb.
Marcava a pescaria, levava a carretilha mas na hora o medo surgia e não a usava, ficava pensando, vou arriscar estragar o tempo que tenho de pegar peixe para ficar tentando pescar com carretilha?
Fui pesquisando, fui pensando e reunindo informações obtidas com amigos e na internet. No dia 05 de Dezembro de 2011 marquei uma pescaria na praia das Neves e pensei assim “vou deixar todos os molinetes em casa, assim sou obrigado a me virar com a carretilha”. Lá fui eu, uma Casini Tryana e a Brisa 10.000 com linha de 30 lb (meio exagerado).
Primeiro arremesso tudo ok e um pampinho, segundo arremesso um PT e assim foi, errava um arremesso e outro mas estava indo. Voltei pra casa com a alma lavada com o balde lotado de pampos,  galhudos e PTS, também  analisando a pescaria, percebi algumas vantagens:
1-      Precisão no arremesso.
2-      Sensibilidade devido à linha de multifilamento.
3-      Não era necessário arranque.
Estava muito feliz por ter rompido o obstáculo do medo.
Mas o que me levou a querer pescar com carretilha? É simples, fisicamente é provado que com o devido treinamento a distância alcançada é maior, mas até o momento eu apenas pescava com perfil baixo, na meia agua e beirada, assim fui seguindo com a pescaria somente com carretilha a curta distância.
No dia 3 de Junho de 2012 ganhei de um amigo um caniço e uma carretilha de fundo, foi dito por ele o seguinte “quero que você evolua meu amigo”. A partir deste dia comecei a pensar, “Evolução? Porque?” .
Comecei a assistir vídeos de grandes arremessadores alcançando distâncias absurdas e somente com carretilhas, assim fui entender a frase do amigo no dia em que ganhei o conjunto.
Buscando na História a carretilha foi criada antes do molinete, com o passar dos anos o molinete foi ganhando espaço e sendo mais difundido e utilizado devido a sua facilidade de aprendizado. Eu pensava que a carretilha era algo apenas cultural de alguns países ou só quem usava carretilha era gente velha, essa era a impressão que eu tinha.
O dia da mudança por completo estava chegando. Comecei a levar o equipamento de fundo para praia, mas acontecia o mesmo que antes, acabava ficando no carro com medo de me arriscar, e o medo de passar vergonha na frente dos colegas?
Então pensei, eu posso fazer igualmente aos tarados que vi na internet, procurar um lugar descampado e treinar. Treinei durante quatro meses três vezes por semana até ao ponto de dizer “Agora posso pescar de fundo com carretilha”
Mas uma nova barreira estava começando a surgir, por incrível que pareça a discriminação de muitos. “Isso não dá certo, Você é maluco, Isso é coisa do passado”. Muitos iam até assistir aos meus treinos, então passei a filmar e fotografar os treinos enviava por e-mail para os colegas.
Uma etapa dolorosa pra mim, mas que me rendeu muita grana foi a venda de todos os meus molinetes e todos os caniços que não compensavam ou que não podiam ser transformado para carretilha, EX: Alguns caniços telescópicos. Mais uma discriminação começou a surgir, “Você vai se arrepender, você tá querendo aparecer” Nunca respondi nenhumas das provocações e discriminações, respondia apenas com resultados pescando de igual pra igual na beira da praia.
Até que os resultados começaram a surgir, pescarias distantes que ninguém alcançava com molinete, então os que me discriminaram começaram a chegar pra perto, perguntar e querendo saber o que era necessário para alcançar a distância que eu estava alcançando.
Poderia eu responder de forma grosseira e vomitar tudo o que me disseram, mas pensei comigo, “Eu sou diferente”. O ser humano tem uma grande dificuldade de aceitar mudanças, mudei por que queria evoluir eu queria ser diferente dos colegas de pescaria, não para aparecer eu queria alcançar a distância que o molinete não alcançava e ter a precisão que o molinete não me favorecia nas pescarias de meia e beirada.
Os meses passaram e como diz um amigo meu “Você contaminou uma meia dúzia de pescadores”. Hoje os que me discriminaram estão pescando com carretilha e me consultam sempre sobre material e mais além me procuram para modificar seus caniços, transformando-os para carretilha.
Este mundo é engraçado.
Seja você também diferente, contamine as pessoas ao seu redor com a sua alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário