terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Passadores e montagens



Gostaria de expressar a minha opinião a respeito dos caniços montados com MN, KW e LC (Low Rider).
Os problemas ocorridos com passadores MN com relação a laçadas são devidos a montagem errada, fora do que é por conceito e prática mais do que provado

Posso citar o exemplo da National Pro 425. Costuma laçar na ponta e consequentemente o estouro da linha, causando uma perda de acessórios e também um transtorno. Muitos já trocaram por KW.

A Fuji, em seus manuais não são descritos montagens para varas de praia com passadores MN, isso foi implantado pelos Europeus antes da Fuji lançar o KW, para proporcionar o uso de linhas mais grossas, acima de 0.25mm. O Chamado Low Rider não tem um rendimento satisfatório com linhas mais grossas.

Nada impede que um caniço de praia use MN desde que montado da forma correta, assim como o caniço citado (Trabucco Poética e demais modelos), a funcionalidade em comparação com o KW é a mesma, apenas o KW tem o recurso de desmanchar as laçadas no caso de uma montagem mal feita.
Em montagens com KW não vejo a necessidade de usar o primeiro passador com a numeração 30, para os pescadores acostumados a usar linhas 0.16 a 0.25 podem usar tranquilamente o primeiro passador número 25. Página 72.

Em minha opinião Low Rider é o tipo de configuração utilizada, traduzindo para o Português, isso pode ser visto na página 42 do catálogo Fuji. Onde temos conjuntos KW começando com 40, 30 e 25 isto deve ser analisado conforme a linha que se deseja utilizar, mas também os conhecidos como Low Rider que é a linha LC.

Vale ressaltar que a montagem New Concept não se aplica a passadores KW, apenas para LC (Low Rider). KW = Tangle Free e LC, MN e outros = New Concept. Isto pode ser visto no desenho na frente da montagem. 


         
                 


   Tangle Free = KW





 

 
New Concept = LC / MN e outros






Aproveitando o assunto de modelos e numeração de passadores, gostaria de aqui expor é a questão da quantidade de passadores utilizados em um caniço e a sua numeração. O caniço em questão é a Strike Air.

Muitos malharam a montagem com 7 passadores, os dois últimos número 6 e a ponteira  nú8, sendo, 20/16/12/10/8/6/6 - Ponteira 8, fugindo do padrão de 6 passadores conhecido, sendo, 20/16/12/10/8/8 - Ponteira 8.

Mas a Fuji em seu catálogo tem essa configuração um pouco desconhecida, com a função de evitar laçadas com a ação do vento lateral em linhas muito finas, deixando a linha mais próxima ao Blank, errado não está mas isto não se aplica a nossa realidade, não existem muitos pescadores no Brasil que pescam com linhas 0,04mm a 0,10mm, salvo os competidores.


Os conjuntos têm as seguintes nomenclaturas: CLCSG2081 / T-LCSG2081 Sete passadores números 20/16/12/10/8/6/6. Modelos CLCSG/ T-LCSG e Ponteira CMNST 8H ou T-MNST 8H.







Nenhum comentário:

Postar um comentário