sábado, 28 de dezembro de 2013

Remontando e agulhando uma Marine Sports Game Surf de 3,90



Este é um passo-a-passo com detalhes do processo de remontagem e a colocação de uma ponta de agulha em uma Marine Sports Game Surf de 3,90 metros.

Gostaria de ressaltar que o caniço em questão me surpreendeu com a qualidade, leveza e espessura do blank. As partes do meio e ponta se assemelham muito as Italianas Veret, também usando o mesmo conceito delas, o cabo mais reforçado com meio e ponta, com fibra canelada e parede bem fina, proporcionando uma ação de 2/4 do blank. Outro detalhe é o reel seat ser de rosca e regulável de altura, o que facilita a sua retirada sem deixar marcas. Então vamos ao processo.

Ele consiste em oito etapas:

1 – Desmontagem;
2 – Analise da espinha;
3 – Correções das marcas;
4 – Cortes;
5 – Preparo da ponta;
6 – Enxerto da ponta;
7 – Montagem;
8 – Resinagem.
  

Etapa 1 – Desmontagem:

Fase de desmontagem do caniço, passadores, reel seat e acabamentos:

 

 

            
            Ainda sendo desmontada, pode se perceber na segunda foto a marca da retirada do passador, tal que corrigiremos mais tarde. 

Etapa 2 – Análise da espinha:
                
           Muitos customizadores dizem que não é possível descobrir a espinha do cabo e do meio de um caniço. Mas olhando bem de perto e com ajuda de uma lanterna ou até mesmo o flash da câmera é possível ver claramente. As marcações mostram a espinha das partes tanto do cabo, meio e ponta, quanto  da ponta maciça que será enxertada. A foto 1 é a do cabo, a 2 do meio e a 3 da ponta, repare que a da ponta quase não dá para perceber a espinha, fica levemente escondida. Foto 4 a marcação da espinha na outra extremidade do estágio da ponta.





            Etapa 3 – Correções das marcas:
           
           Claro que tirando os passadores com total cuidado e nunca encostando o estilete ou lâmina no blank, com a lixa 1200 molhada e sempre mantendo a mesma molhada, retiramos o que sobrou da resina anterior e resíduos, a parte lixada ficará fosca, após aplique 2 demãos de verniz acrílico em Spray e apenas no dia seguinte use pasta de polir ultrafina para igualar o verniz. Este processo será abordado em outra oportunidade com mais detalhes. O resultado fica como o da foto, este é o lugar exato da segunda foto.

 

Etapa 4 – Cortes:

É complicado dizer exatamente onde cortar, mas como queria uma ponta de no máximo 36 cm, fiz o corte do caniço em 33,8 cm deixando 2,2 cm como margem de erro.



Após o corte deve ser medido com o paquímetro as medias internas do estágio da ponta para determinar na ponta de agulha onde cortar.



Após a ponta colocada por dentro ainda sem a resina, vamos às medições de altura e sobras, a ponta original tem aproximadamente 80 cm onde utilizaremos + - 35 cm de parte funcional e + - 8 cm que ficará para dentro da fibra colada totalizando 43 cm. Unimos com fita o cabo e o estágio da ponta para que a ponta não fique maior que ele e em seguida cortamos a sobra da ponta de agulha.








Após medida a altura e cortada na ponta, chegou a hora de definir a parte que ficará colada e o corte da sobra de baixo. Foi marcado 35,5 cm de ponta funcional e 8 cm da parte que ficará colada, onde também será realizado o corte e o lixamento para aderência da resina também o abaulamento para que não haja quinas ocasionando a quebra no enxerto. A última foto são as pontas que sobraram após o corte.





  Etapa 5 – Preparo da ponta:

 Após os cortes realizados, a ponta ficou grossa demais em sua extremidade final, muito dura e sem ação, com 1,94 cm. Como a intenção é que arremesse chumbos de até 100 Gr e tenha uma ação que acompanhe o resto do blank é necessário um trabalho de torneamento da fibra para que receba a ação desejada. Este trabalho pode ser visto em vídeo o no link a seguir.





 
Agora com a ponta mais fina e com a ação desejada.



Etapa 6 – Enxerto da ponta:

Devemos fazer um abaulamento na extremidade da ponta onde foi feito o primeiro corte, para que a colocação do passador fique o mais uniforme possível. Conferir a medida que inicialmente foi vista na medição interna do estágio da ponta.


                 
           É preparada uma resina com tempo de secagem em 4 horas e colocada por baixo que em seguida será enxertada a ponta e colocada a tampa de EVA original retirada anteriormente. Lembre-se de respeitar as marcações da espinha. Dica: Para que a resina fique o mais fina possível coloque-a 10 segundos no microondas, ficará fina como um óleo.






Penduramos de cabeça para baixo durante a secagem para que a resina preencha os espaços vazios do enxerto.



Etapa 7 – Montagem:

A montagem deste caniço consiste em passadores modelo BMNAG Nº 25, 20, BLNAG Nº 16, 12, 10, BLAG Nº 8, 7, 6 e ponteira BLIT Nº 6. Também foi usado um Reel Seat Fuji NS 7.











Etapa 8 – Resinagem:

A resinagem foi realizada com resina Flex Coat na proporção 50% / 30%. Cada estágio demora cerca de 8 horas para cura por demão, são necessárias no mínimo duas demãos por estágio. Totalizando 48 horas de torno girando a 5 RPM. Abaixo um pequeno vídeo mostrando a secagem.







 
Caniço pronto.








Espero que tenham gostado. Estão disponíveis em alta resolução no link abaixo as fotos utilizadas para melhor visualização. Não utilizem as fotos para outros fins sem citar a fonte e prévia autorização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário