sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Contrapeso em varas de praia. Pra que? Por quê?



Muitos querem apenas usar por ver varas muito caras utilizarem como item de fábrica ou opcional, mas não sabem o porquê do seu uso, gastam um dinheiro desnecessário colocando e adaptando contrapesos em varas que não exigem e pra piorar, viram que não ficou legal, mas o ego não deixa dar o braço a torcer. Da mesma forma pecadores querem arremessar distâncias absurdas sem nenhum tipo de lógica se esquecendo de que a maior atividade está até aos 100 metros, mas isso é assunto para outra oportunidade.
Uma explicação de fácil entendimento para o uso do contrapeso é balancear o equipamento e melhorar a alavanca. Trazendo o ponto de gravidade para perto da mão do pescador (Área de impulso), evitando que ela fique caída para frente ou para traz.



Exemplo em uma vara de pesca para ilustração

No caso das varas de praia, os fabricantes aliviam muito o peso do cabo devido a grande tecnologia do carbono, permitindo fazer um cabo de 22 mm de diâmetro com a espessura de 1 mm, aliviando o peso total da vara, mas também trazendo um problema, o ponto de gravidade dela se afasta da área de impulso.
Tomando como exemplo a Strike Air/Surf, uma vara que pesa 550Gr, se utilizarmos um molinete de 500 gr EX: Shimano Power Aero, seu ponto de gravidade se afasta tornando-a caída para frente. Caso o pescador deseje utilizar este molinete nesta vara deverá incluir contrapesos em seu Butt para compensar e trazer o ponto de gravidade para a área de impulso.
Tecnicamente falando isso muda o conforto do pescador durante o arremesso, consequentemente trazendo satisfação e um maior prazer em utilizar o equipamento.



Exemplo do Butt utilizado e os módulos de contrapeso.

Normalmente o contrapeso é modular, podendo variar a quantidade de pesos conforme a necessidade. Alguns pescadores gostam de contrapesos além do necessário, pois isso ajuda a flexionar a outra ponta com menos esforço, mas isso é a gosto de cada um, o que foge a real necessidade e sentido do seu uso.



Modelos diversos de contrapesos.

                Dicas para você que deseja equilibrar seu equipamento de maneira correta, Localize o ponto de gravidade conforme a primeira foto se estiver acima de 20 centímetros de onde o molinete está fixado, é necessário o seu uso, caso esteja mais de 20 cm abaixo é necessário usar um molinete mais leve.
                Para instalação de um contrapeso procure um profissional qualificado, pois ele irá fabricar de acordo com a necessidade real e não apenas coloca-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário