sábado, 12 de dezembro de 2015

Montagens e "Montagens"

Há tempos que que observei um erro cometido por diversos fabricantes e customizadores de caniços de praia e também para outras modalidades, mas gostaria de ressaltar os caniços de praia neste tópico.
Customizadores X Montadores de varas
O nome já diz tudo né? Mas avalie bem quem monta as varas pra você, veja se ele sabe lhe explicar algumas coisas básicas como dimensionamento e conceitos.
*A lógica nem sempre é o correto*
Diversas empresas e customizadores pensam na lógica do escalonamento de passadores seguindo a sequência decrescente, mas nem sempre é o correto. Avaliar uma montagem que atenda diversos tipo de molinete é algo que deve ser avaliado com calma.

*Qual montagem usar?*
Uma pergunta que faço sempre aos meus clientes é: "Qual Molinete vai usar neste caniço?", desta forma posso recomendar o passador X ou Y e  montagens A,B,C ou D.
Muitos pensam que o superdimensionamento de passadores é algo do passado, ou achas que a Fuji só fabrica para atender o gosto pessoal de alguns? Não, ele tem sua aplicação específica, aqueles que pescam com linhas mais grossas por gosto ou por necessidade.
E o subdimensionamento dos passadores? Ex, os LC (Low rider) e o Reverse (RV) recém lançado pela Fuji. São aplicados dentro de uma teoria que prega o fim das espirais logo no primeiro e/ou no segundo passador, fazendo com que a linha corra mais reta nos outros passadores e consequentemente melhorando o desempenho.
Caso 1:

Uso um molinete com 66mm de diâmetro qual passador usar?

EX: Daiwa Tournament Basia 45QD
Caso 2:

Uso um molinete com 76mm de diâmetro qual passador usar?

EX:  Shimano Aero Technium MGS 10000XSA

Digo o seguinte, molinetes de diâmetro menor, os LC atendem muito bem já com diâmetro maior é necessário afastar mais o primeiro passador do que o comum para que a espiral diminua no seu desenrolar e fique próxima do diâmetro da espiral.

Analisando os caniços das marcas Daiwa e Shimano posso observar que os caniços para chumbos mais pesados e feitos para usar seus molinetes tem os passadores acompanhando essa realidade. EX: Shimano Spin Power 425XX usam a montagem iniciada com 30 e não com 25 como as Daiwas Sky Caster e outras, justamente porque os diâmetros dos Shimanos são maiores e dos Daiwas menores.

OBS: Carreteis personalizados em alumínio ou teflon tem o diâmetro maior um pouco que os originais.

Passadores X Bitola de linha

Pessoas que utilizam linhas mais grossas que 0.23mm recomendação o KW e Reverse, caso mais finas poderá utilizar o LC (Low Rider).

Pessoas que utilizam linhas acima de 0,35mm recomendação KW iniciando com 30 e finalizando com a ponteira 10.

Linhas acima de 0,35mm iniciando com 40 ou 50 e finalizando com ponteira 16.
Não é que não podem ser utilizados os LC com linhas grossas, é que o desempenho não será satisfatório.

New Guide Concept, Tangle Free

Aí vem a pergunta do curioso mas inteligente, “E o Reverse?”

O Reverse RV veio unir a função de reduzir as espirais do LC New Guide Concept com o Tangle Free dos passadores KW, utilizando uma combinação de RV com KW.

Informações que podem ser melhor analisadas no catálogo Fuji no link:


“O Torzite não é melhor que o Reverse?”

Fizeram-me essa pergunta esses dias. Pensa num cabra que é pescador e gosta de bons equipamentos, ele deve no mínimo pensar um pouco em estudar o material que utiliza. Por causa disso que são passados pra trás por alguns gaiatos que tem por ai.

Respondi desta forma: Torzite não é modelo nem conceito é apenas o tipo do anel que tem suas aplicações melhoradas.

Espero ter deixado de forma clara alguns pensamentos e conceitos, e pense sempre consulte, pesquise e pergunte, pra não gastar seu dinheiro com o que não vai lhe atender e gastar duas vezes.



6 comentários:

  1. Muito bom amigo. Faltou uma explanação para aqueles que utilizam carretilhas ao invés de molinetes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário, será numa próxima matéria, pois é bem diferente e um pouco mais complexo. Mas pode aguardar que farei com certeza.

      Excluir
  2. Muito bom amigo. Faltou uma explanação para aqueles que utilizam carretilhas ao invés de molinetes.

    ResponderExcluir
  3. Baita post! Mas concordo com o Rodrigo, uso carretilha e sempre me pergunto se a relação mm de linha x tamanho de passador se aplica da mesma forma que para molinete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve postarei sobre montagem pra carretilha no momento fiz esse vídeo para varas de bait casting, apenas a primeira parte, em seguida virão os demais.

      https://www.youtube.com/watch?v=GjF71ed4znc

      Excluir
  4. Muito obrigado Eliseu! Continuo acompanhando o blogue e demais mídias.

    ResponderExcluir