quinta-feira, 4 de julho de 2013

Caniços Híbridos e Agulhados

Caniços Híbridos e Agulhados

Para melhor entendimento vou considerar neste texto os termos:

Tubulares. (Totalmente tubular.)
Agulhados de fábrica. (Híbrido enxertado de fábrica).
Agulhados manualmente. (Híbrido enxertado por um customizador).

            Agulhar: Cortar parte da ponta do caniço para o enxerto de uma ponta de carbono maciço, isto proporciona mais sensibilidade tornando mais perceptível o ataque do peixe, dentre outras possibilidades como diminuir o casting e dar uma ação mais rápida ou mais lenta ao caniço.

            Em minha opinião o caniço que recebe esta modificação é chamado de híbrido, parte tubular parte maciça, muitos já não o consideram hibrido, é considerado hibrido apenas os caniços que recebem a ponta enxertada de fábrica, onde recebe um tratamento de fusão da parte maciça com a tubular.

            Exemplos de caniços Tubulares:

Trabucco Poética, Trabucco Cassiopea, Sumax Promax, Marine Sports Strike Air, Marine Sports Strike Surf, Sumax Surf Coast, Sumax Casting Revolution, Daiwa Tournament Caster, Shimano Spin Power, Shimano Surf Leader, Daiwa Sky Caster e outras.

            Exemplos de caniços Agulhados de fábrica:

Colmic Zero Seven, Colmic Almira, Colmic National, Trabucco Nemesea, Trabucco Cassiopea Bianca, Colmic Guerriera dentre outras muitas conhecidas.

Exemplos de caniços Agulhados manualmente:

                Casini Tryana, Casini Reflex, Casini Thalassocrat, Casini Jacke Surf, Gima Reflex, Gima New Competition, dentre outras.

                Alguns caniços são vendidos em duas versões, Tubulares e Agulhados manualmente, como as Daiwa Procaster e Daiwa Tournament Caster são fabricadas no Japão e o Europeu a Agulhada manualmente. Depois de algum tempo a Daiwa para atender o mercado Europeu começou a fabricar na versão Agulhada de fábrica.

Como Agulhar um caniço?

                Para um caniço para ser agulhado deve-se avaliar os seguintes itens:

                1 – É um caniço que vale o investimento.
                2 – Porque Agulhar? (Finalidade).
                3 – Espessura da parede do caniço.
                4 – Qual a ação do caniço em questão? (Rápida, Parabólica, Lenta).
                5 – Qual o chumbo pretendido?

Caniços de baixo custo que são passíveis de agulhar e melhorar
              
                Caniços baratos como Sumax Promax e Sumax Katarina são bons exemplos onde temos blanks fortes e que são passíveis de customização e melhorias.

                Uma Sumax Promax de 3 metros e 3,30 metros são caniços de beirada e meia agua de ação rápida e casting alto que suportam 135 Gr de chumbo facilmente, porém o seu acabamento e acessórios as tornam pesadas e desconfortáveis. A troca do Reel Seat, passadores, retirar o EVA do cabo e o enxerto de uma agulha, vai torna-la um caniço leve e sensível com casting por volta de 60 Gr a 90 Gr. Isto também pode ser feito com as Promax de 4,20 metros e a de 4,50 metros, eliminando o cabo e utilizando apenas o meio e a ponta.

                A Sumax Katariana em todos os seus tamanhos podem se tornar caniços agulhados de extrema sensibilidade e fáceis de transportar. Trocando os passadores e o Reel Seat já se tem um resultado extremamente satisfatório, cortando a ponta e eliminando os passadores flutuantes resolvemos o problema dos passadores rodarem no arremesso, causando enrosco e o estouro da linha. Neste caso será colocada uma ponta destacável com um casting de 40 Gr a 90 Gr.

                São dois exemplos de baixo custo com um resultado surpreendente, mas existem outros que inclusive são muito usados por competidores como as New Pampo, Albatroz High Lander, Saint Angel Carp, Marine Sports Versus dentre muitas outras. Quando pensar em comprar um caniço para agulhar, avalie o blank e não os seus acessórios.

                Caniços mais longos e mais caros de 4,20 ou 4,50, por exemplo, também podem ser agulhados e mantidos o casting original, isto proporciona mais sensibilidade sem perder a potência do caniço. Exemplos desses são a Saint Luftanza, Marine Sports Strike Air ou Strike Surf, Sumax High Lander, Sumax Casting Revolution e Surf Coast, Marine Sports Game Surf, Marine Sports Sea master, Marine Sports Power Surf, dentre muitas outras.
              
                O caniço abaixo é uma Team Daiwa de 3,35 Metros com casting original de 112 a 168 Gr.
               
                Com a modificação realizada o casting ficou para 70 a 90 gr, mais sensível e com ponta rápida.
              
                Para proteger mais a ponta, deixei o caniço com 3,30 metros.

Fotos antes:









Material retirado:


Caniço totalmente limpo exceto o EVA do pé:


 

 Corte:





Torneando a fibra por dentro para o encaixe da ponta:


 
Fotos depois de cortada torneada e colada:






Passadores e Reel Seat Novos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário