sábado, 27 de julho de 2013

Como escolher um caniço

Precisamos entender como um caniço funciona e a ação caniços existentes, antes de decidir o que comprar.

Ação dos caniços

Ação lenta:

São caniços usados em extremos casos para pesca com iscas mais sensíveis  ou vivas, onde é necessário um arremesso suave, para que a isca chegue ao fundo o mais preservada possível. Este caniço trabalha desde o cabo até a ponta.

Ação média:

Alguns pescadores preferem estes tipos de caniços, pois não exigem muito esforço para se arremessar, também chamado por alguns de “caniço de ação parabólica”. Trabalham do meio em diante proporcionando um arremesso confortável e sem trancos.

Ação rápida:

Caniço firme e rígido que necessita ser carregado o meio para que a ponta não responda primeiro. Muito usado para arremessos mais longos, onde é necessário empregar força e técnica, atrasando a soltura da linha.

Mas qual ação escolher?

É uma questão de aplicação e gosto pessoal, avalie as condições de pesca do local e a distância em que existe mais atividade dos peixes e consequentemente a produtividade da pescaria também é maior. Normalmente os peixes se alimentam na beirada e meia agua, claro que não é regra, bons exemplares também são capturados a longa distância.

Um ou mais caniços de cada função, sempre são o que devemos levar na tralha, pois, nunca se sabe o que nos aguarda e qual a condição do mar e distância que os peixes estão comendo.

Na hora de comprar, procure caniços que atendam mais de uma função, como um que possa pescar na beirada e na meia agua e outro que possa pescar na meia agua e no fundo.

Caniços:

Infinitas marcas e modelos para diversos gostos, aplicações e situações. Precisamos em primeiro lugar definir três tipos de equipamentos básicos e suas funções, Beirada, Meia Agua e Fundo.

Caniços de Beirada: Caniços de 2.40 a 5 metros com ponta sensível, na maioria dos casos agulhada com carbono maciço ou fibra de nylon.

Caniços de Meia Agua: Caniços de 3,30 a 5 metros com ponta sensível, na maioria dos casos agulhada com carbono maciço ou fibra de nylon.

Caniços de Fundo: Caniços de 4,20 a 5 metros com ação rápida e com capacidade alta de chumbo.

Nesta tabela são mostrados alguns caniços que podem auxiliar na compra:

ScreenShot001.jpg

Espero que possa ajudar na compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário