domingo, 7 de junho de 2015

Low Rider / KW / RV-H



Low Rider / KW / RV-H

O LC (Low Rider) tem como proposta de reduzir as espirais do molinete com sua montagem invertida e diâmetro reduzido, como já foi exposto anteriormente.
                Em meados de 1999 o passador LC conhecido como Low Rider foi criado, nos diâmetros 20-16-12-10-8-6, com ele trazendo uma evolução dentro da teoria de Omura, sua anatomia e montagem favorecem muito mais ainda a diminuição das espirais.
                Montado de forma invertida no seu primeiro e talvez o segundo passador criam um embate fazendo com que as espirais já diminuam no primeiro e segundo passador dependendo do caso. Quando se monta uma vara de uma parte, usam-se os dois primeiros invertidos, em varas de duas partes onde os dois primeiros passadores ficam no primeiro estágio monta-se com os dois invertidos, em varas de três partes, onde os dois primeiros passadores ficam no segundo estágio também se monta invertidos.



                Mas muitos não se atentam a realidade dos fatos e não olham como o sistema funciona e que se pode fazer essa montagem com qualquer tipo de passador, basta respeitar as regras.
                No próprio catálogo oficial da Fuji vem mostrada a montagem do tipo Low Rider com passadores da série K. Algumas limitações são impostas em cima dos passadores LC, uma delas é o diâmetro da linha utilizada, ela não pode ser maior que 0.24mm, sendo acima perderemos a eficiência, para uso da montagem Low Rider com linhas mais grossas é necessária à montagem com passadores da série K respeitando os limites das linhas variando a cada 0.05 e 0.05 mm na espessura da linha correspondente ao passador.  Ex: Linha 0.25mm começar com passador Nº 25, linha 0.30 começar com passador Nº 30 e assim por diante. Os passadores KW não tem a necessidade de serem montados invertidos como os LC, apenas de muitos montadores na Europa montarem dessa forma.
Algumas empresas usam o LC (Low Rider) de forma errada, não distribuindo de forma correta e usando passadores de forma indevida, detalhes que a Fuji não menciona em seu catálogo, as medidas propostas por ela são apenas para referência, não se aplica da mesma forma em todas as varas, cabe ao customizador ter a percepção da necessidade e aplicar da forma correta a distribuição.
O caso em questão é que ao usar os dois passadores muito próximos um do outro, existe a necessidade de também inverter o segundo, pois as espirais não foram devidamente reduzidas, normalmente onde a necessidade exige dois passadores no estágio do meio ou segundo estágio invertidos. Empresas de renome como Shimano e Daiwa aplicam desta forma, outro erro grave é a quantidade de passadores o conjunto foi feito para ser usado 6 a 7 passadores no entanto muitos utilizar até 12 passadores, atrapalhando o desempenho do blank e tendo um gasto desnecessário.
Em casos na montagem para molinetes os comentários se aplicam, já com carretilhas, não invertemos os passadores.

 Varas Shimano com o o segundo passador invertido.


Na primeira foto acima podemos observar três passadores no segundo estágio totalizando 9 passadores em toda vara e também sem a inversão do segundo passador, já na segunda foto o segundo passador não está invertido.

KW:

Os KW retrocedem um pouco aos antigos passadores largos, mas não deixando de lado a possibilidade de uma montagem Low Rider, promete evitar as laçadas com sua anatomia inovadora.
A proposta da série K, além de utilizar a antiga teoria de Omura também desfaz as laçadas nos passadores.

A montagem com a linha K utilizando o primeiro passador invertido, na tentativa de copiar a montagem com LC é errada e vai ocasionar problemas direcionando a espiral para o blank, tanto para molinete quanto para carretilha.

RV-H e Arowana Top:

Neste ano de 2015 foi lançado o RV-H – Reverse Guide, que nada mais é que uma mistura do conceito dos passadores LC aliado ao anti-laçadas do KW, fazendo um embate para as espirais da linha, a novidade é uma leve inclinação para cima, fazendo com que as espirais se afastem do blank, disponíveis apenas nos tamanhos 25 / 20 /16, para serem usados apenas no início da montagem e em qualquer vara sendo que os demais passadores ficam a escolha do Custom Rod e/ou Cliente. Jutamente lançado o Arowana Top, com uma leve inclinação para fora.
  

Reverse Guide tamanhos 25/20/16com anel Torzite F .

 
Arowana Top tamanhos 3.5/5/5.5 em anel SIC e 6/7/8 em anel Torzite F.




Comparativos em tamanhos, altura e largura dos passadores RV,LC,MN e KW.
Redução significativa da espiral logo no primeiro passador.


Função Anti-Laçadas.


Montagens LC, KW e RV.

Diante de tanta evolução temos que admitir que a tecnologia e estudos nos mostra baseados em resultados a eficiência desta novidade, mas nada disso vai mudar o fator Sorte, que pra mim é o principal em uma pescaria bem sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário