domingo, 7 de junho de 2015

Técnicas de resinagem


O acabamento que você usa é tão importante como saber usa-lo, siga os passos para desfrutar de melhores resultados. O que define o seu trabalho é com que qualidade você realiza o acabamento do seu trabalho, a resina é responsável por esse acabamento.
As resinas para esse tipo de trabalho não são ruins, existem maus finalizadores que não usam da forma correta. O segredo para o bom acabamento está na técnica da aplicação da resina, se você não está obtendo um resultado satisfatório, onde ficam bolhas e desníveis, com certeza deve repensar e mudar ligeiramente a sua técnica de aplicação. Vamos dar uma olhada? 

Nódulos, falhas, protuberâncias e falhas.
Na maioria dos fóruns essa pergunta é a maior dúvida dos ROD MAKERS iniciantes. Porque ocorre isso? Como resolver? A resposta é bem simples, eles provêm da pessoa que aplica o acabamento, pois as resinas são auto niveladoras, as formas impróprias de aplicar geram esses problemas. Em uma superfície plana foram derramados três tipos de resina, todas elas se acomodaram de forma totalmente nivelada.

Então, o que fazer para isso não ocorrer?
Existem basicamente três técnicas onde cada uma tem um resultado melhor que o outro, mas também o melhor resultado é o que dá mais trabalho.
Na superfície plana a resina não foi aplicada na parte inferior, nas varas aplicamos em uma superfície que cobre 360 graus e na parte onde apenas a deixamos escorrer a aderência não ocorreu, ai é que ocorre o desnivelamento e os defeitos, exatamente onde não aplicamos de forma efetiva apenas a deixamos escorrer por todo envoltório. Devemos espalhar uniformemente por toda a área que deve estar resinada.

Preparo da superfície:
O uso de color preserver é algo extremamente importante para garantir a cor real e a durabilidade da linha, mesmo a linha sendo NCP (No Color Preserver) eu o uso, pois funciona como um selador para que com o tempo a linha não apodreça e/ou queime ao sol facilmente.


 Técnica 1:
Com a vara no torno, aplique a resina em uma área de 180 graus da vara, e não a rode, deixe pingar o excesso e os remova com uma espátula ou cartão de crédito. Aguarde 1/3 do tempo de cura da resina, gire 180 graus e aplique no outro lado, deixe o excesso pingar, aguarde mais 1/3 do tempo de cura da segunda resina, coloque no torno para girar e aqueça com uma lamparina toda área resinada e. Aguarde o tempo total da secagem.


Técnica 2:
Com a vara no torno, aplique a resina em uma área de 180 graus da vara, aguarde 1 minuto após pingar todo o excesso, gire 180 graus e repita a operação quatro vezes, coloque no torno para girar e aqueça com uma lamparina ou isqueiro toda área resinada e. Aguarde o tempo total da secagem.


OBS: costumo com essa técnica aplicar uma camada bem fina e na metade do tempo de cura aplicar uma camada finalizadora com a mesma técnica.

Técnica 3:
Com a vara no torno em movimento aplique de duas a três camadas com intervalos da metade do tempo de secagem total da resina, aquecendo com uma lamparina ao final de cada camada para tirar o excesso e deixa-la bem fina. EX: resina com secagem de oito horas, uma camada a cada quatro horas.

Rotação do motor:

A rotação ideal para secagem é definida pela viscosidade da resina, quanto mais fina mais rápida deverá ser a rotação, para que acompanhe o mesmo tempo que a resina leva para escorrer. Resina mais viscosa entre 5 a 9 RPM, média viscosidade entre 12 a 18 RPM, baixa viscosidade, quase liquida de 20 a 30 RPM, alguns ainda usam entre 40 e 50 RPM, eu particularmente acho desnecessário mais que 24 RPM para resinas mesmo que bem liquidas.
Temperatura do ambiente de secagem:

A temperatura influencia diretamente no tempo de secagem, entre 20 e 23 graus é a temperatura Ideal para secagem, mas normalmente em nosso clima temos temperaturas bem acima, acelerando o processo de cura. Em lugares muito frios, lâmpadas incandescentes são usadas para controlar a temperatura e garantir a secagem ideal.
Acidentes de percurso:
Bolhas de ar, insetos que pousaram na resina antes de secar, fios de pincel, fios de cabelo e outras situações podem ocorrer em quanto a resina seca e passar despercebido. Mas nem sempre é possível reparar, para corrigir essas situações é lixar o local com uma lixa 600 após totalmente seca e curada, em seguida aplicar uma nova camada bem fina.
 
Resultados:

Resultados:
Considerações finais:
Com esses passos podemos concluir que você conseguirá garantir o sucesso do seu trabalho e ter um resultado surpreendente, a calma e a paciência são fatores muito importantes em todo processo, use resinas de qualidade e jamais use produtos de segunda linha.

2 comentários: