segunda-feira, 29 de junho de 2015

Peso e altura do indivíduo para escolha de um equipamento / Qual ação escolher?



Hoje vamos entender um pouco mais como escolher um caniço de forma inteligente e sem arrependimentos. Peso e altura definem o porte físico de cada indivíduo, com isso temos uma base para que equipamento escolher e qual ação de caniço se adapta melhor a cada pessoa.

O fator para definir isso é a proporção, imaginem um homem de 2 metros e 130 Kg dirigindo um fusca ou um homem de 1,60 metros e 50 kg dirigindo uma Scania. Não que possa ser possível, mas a desproporção é notória. Da mesma forma devemos nos basear na escolha da altura do caniço.

Quanto a ação do caniço devemos nos basear na força física, caniços mais rápidos ou mais lentos não definem distância, mas sim conforto, consequentemente a distância será alcançada junta mente com a técnica utilizada pelo pescador.

Caniços de praia podem variar de 2.70 a 5 metros, distribuídos em qual distância deseja atingir. Para beirada caniços menores e mais leves até 3,30 metros são os mais indicados, para meia agua (até 100 metros) 3,60 a 3,90 metros são os mais utilizados e para distâncias acima dos 100 metros de 3.90 em diante.

Ações rápidas, médias, lentas, parabólicas e semi-parabólicas ficam a gosto e conforto do pescador.

Tomando como exemplo, eu tenho 1,73 metros e 100 kg, uso caniços de 3,50 a 4,50 metros com ação parabólica e semi-parabólica, que me proporciona arremessos suaves, precisos e longos.



Este é um arremesso com um caniço de 4,50 metros com ação semi-parabólica, ele enverga 2/3 de todo o seu comprimento.





  
Arremesso com caniços mais rápidos, onde envergam apenas 1/3 do seu comprimento.
 
Precisamos entender como um caniço funciona e a ação caniços existentes, antes de decidir o que comprar.

Ação dos caniços

Ação lenta:

São caniços usados em extremos casos para pesca com iscas mais sensíveis  ou vivas, onde é necessário um arremesso suave, para que a isca chegue ao fundo o mais preservada possível. Este caniço trabalha desde o cabo até a ponta.

Ação média:

Alguns pescadores preferem estes tipos de caniços, pois não exigem muito esforço para se arremessar, também chamado por alguns de “caniço de ação parabólica”. Trabalham do meio em diante proporcionando um arremesso confortável e sem trancos.

Ação rápida:

Caniço firme e rígido que necessita ser carregado o meio para que a ponta não responda primeiro. Muito usado para arremessos mais longos, onde é necessário empregar força e técnica, atrasando a soltura da linha.

Mas qual ação escolher?

É uma questão de aplicação e gosto pessoal, avalie as condições de pesca do local e a distância em que existe mais atividade dos peixes e consequentemente a produtividade da pescaria também é maior. Normalmente os peixes se alimentam na beirada e meia agua, claro que não é regra, bons exemplares também são capturados a longa distância.

Um ou mais caniços de cada função, sempre são o que devemos levar na tralha, pois, nunca se sabe o que nos aguarda e qual a condição do mar e distância que os peixes estão comendo.

Na hora de comprar, procure caniços que atendam mais de uma função, como um que possa pescar na beirada e na meia agua e outro que possa pescar na meia agua e no fundo.

Caniços:

Infinitas marcas e modelos para diversos gostos, aplicações e situações. Precisamos em primeiro lugar definir três tipos de equipamentos básicos e suas funções, Beirada, Meia Agua e Fundo.

Caniços de Beirada: Caniços de 2.40 a 5 metros com ponta sensível, na maioria dos casos agulhada com carbono maciço ou fibra de nylon.

Caniços de Meia Agua: Caniços de 3,30 a 5 metros com ponta sensível, na maioria dos casos agulhada com carbono maciço ou fibra de nylon.

Caniços de Fundo: Caniços de 4,20 a 5 metros com ação rápida e com capacidade alta de chumbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário